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MANEJO de brotação de macieira: programa 20:Sul. Infoteca-e
O Prosa Rural desta semana fala sobre o manejo de brotação de macieira no Sul do Brasil. Você vai conhecer os manejos necessários para garantir aquela maçã bonita que o consumidor pode encontrar nas frutarias e mercados. Quem traz as informações é o pesquisador Fernando José Hawerroth. Ele trabalha na Estação Experimental da Embrapa Uva e Vinho, em Vacaria - RS, principal município gaúcho produtor da fruta.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Maçã; Brotacao; Consumidor; Fruta.
Ano: 2020 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1122778
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MANEJO e controle da Drosophila Suzukii em pequenas frutas: programa 6: Sul. Infoteca-e
O Prosa Rural desta semana fala sobre o manejo e o controle da mosca Drosophila suzukii em pequenas frutas, como o morango, o mirtilo, a amora e a framboesa. O ouvinte vai conhecer as características desta pequena mosca que chegou do Japão, trazendo grandes prejuízos para produtores e consumidores. Quem ensina as formas de controlar e minimizar os danos causados pela Drosophila suzukii é o pesquisador Regis Sivori dos Santos, da Embrapa Uva e Vinho.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Drosófila; Mosca; Amora; Framboesa; Mirtilo; Morango; Produtor; Consumidor.
Ano: 2020 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1120748
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Nasce uma nova era... O trigo recupera sua nobreza. Infoteca-e
BACALTCHUK, B.; SILVA, H. R. C. da.
bitstream/item/126865/1/ID-8665-LV-0380.pdf
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Brasil; Classificação; Moinhos; Sementes; Armazenagem; Pragas; Doenças; Variedades.; Comercialização; Consumidor; Historia; Indústria; Qualidade..
Ano: 2001 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/820434
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No varejo, como aproximar o produtor do consumidor. Infoteca-e
ARAUJO, G. P. de.
Dos EUA nos chegam técnicas simples de marketing para informar os consumidores e ainda valorizar a produção de alimentos.
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Comercio; Agronegócio; Alimento; Produtor; Consumidor.
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1093654
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NOVAS formas de arrumar e vender produtos da agricultura familiar: programa 04. Infoteca-e
As novas formas de arrumar e vender produtos da agricultura familiar proporciona ganhos ao pequeno produtor quando trabalha de forma organizada e conta com o apoio do plantio via cooperativa. Alguns cuidados devem ser tomados na hora de produzir e vender os produtos da pequena propriedade. Esses cuidados começam ainda no campo, na hora da colheita e incluem o transporte até os pontos de venda, garantindo, assim uma boa aparência para os produtos e, consequentemente, tornando-os mais atrativos para os possíveis consumidores.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Agricultura familiar; Cooperativa; Pequeno produtor; Consumidor; Produto.
Ano: 2014 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/997503
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O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras Rev. Econ. Sociol. Rural
Gameiro,Augusto Hauber; Gameiro,Mariana Bombo Perozzi.
Apesar da idéia consagrada de que arroz é uma commodity e, portanto, pouco passível de diferenciação, há um grande número de produtos, com variação de tipo, classe, padrão, embalagem, marca etc. Observa-se significativa variabilidade nos preços, tanto entre diferentes marcas, fabricantes, lojas, como também para um mesmo produto, em um curto intervalo de tempo. Diante dessas constatações, questiona-se qual o efeito da estratégia de compra de arroz por parte dos consumidores sobre seus dispêndios. Este trabalho utiliza modelos matemáticos para simular o processo de decisão de compra dos consumidores com diferentes perfis de preferência, diante dos produtos nas gôndolas dos supermercados em uma cidade no estado do Rio Grande do Sul e outra em São Paulo.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Arroz; Marca; Varejo; Preferência; Consumidor.
Ano: 2008 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000400006
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O comércio internacional de feijões: oportunidades e desafios. Infoteca-e
CHAVES, M. O..
O objetivo final deste trabalho é analisar os desafios e sugerir oportunidades de negócio para feijões com potencial para exportação por meio de um estudo exploratório e de revisão da literatura disponível. Para atingir tal objetivo, serão mostrados e analisados: 1) a situação atual do Brasil como consumidor e exportador de feijões (Phaseolus e Vigna) e dos maiores importadores de feijões mundiais, baseadas nos dados oficiais disponíveis; 2) as preferências de consumidores de feijões em alguns dos principais países importadores. O levantamento destas informações foi realizado através de revisão de literatura existente e por meio de entrevistas com exportadores brasileiros de feijão; 3) o processo de exportação de feijões no Brasil, da aquisição de grãos à...
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Feijão; Comércio exterior; Exportação; Importação; Consumidor.
Ano: 2010 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/882407
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O DESTAQUE dos espumantes da Serra Gaúcha nas indicações geográficas: programa 12: Sul. Infoteca-e
Os espumantes da Serra Gaúcha se destacam nas indicações geográficas e este produto já conquistou o reconhecimento do consumidor. Quem acompanhar o programa vai conhecer os padrões estabelecidos para que esse vinho ícone da Serra Gaúcha chegue ao mercado consumidor com a garantia oferecida ao produto que tem o selo da indicação geográfica - por agregar origem, tradição e excelência.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Indicação geográgica; Vinho; Consumidor.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1069206
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O perfil do consumidor de lácteos orgânicos no Brasil. Infoteca-e
SIQUEIRA, K. B.; GUIMARAES, Y. M.; LANA, M. S.; MACHADO, F. S..
Tipo: Artigo de periódico Palavras-chave: Leite orgânico; Lácteo; Leite; Produto Derivado do Leite; Mercado; Consumidor.
Ano: 2022 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1148223
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Pandemia, leite, queijo e tweets. Infoteca-e
SIQUEIRA, K. B.; NOGUEIRA, T. S.; SOARES, N. D.; CAMPOS, E. W.; MORAES, E. A. P.; VILLELA, R. M. M. B.; DAVID, J. M. N.; GOLIATT, P. V. Z. C.; DINIZ, F. H.; PIRES, M. de F. A.; VICENTINI, N. M..
bitstream/item/226471/1/Pandemia-leite.pdf
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Rede social; Perfil; Leite; Produto Derivado do Leite; Queijo; Consumidor.
Ano: 2021 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1134867
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Perfil do mercado varejista e consumidor de mamão dos grupos 'solo' e 'formosa' do Distrito Federal -DF Rev. Bras. Frutic.
Rangel,Sandro Bevilaqua; Fagundes,Geni Rodrigues; Falcão,Thales Cabral Cirqueira; Mendes,Ricardo de Sousa; Yamanishi,Osvaldo Kiyoshi.
Este estudo analisou os principais fatores envolvidos na comercialização do mamão em 27 supermercados e 27 varejões do Distrito Federal (Brasília e cidades satélites), no período de janeiro a dezembro de 2001. Entrevistaram-se 162 consumidores. Na tabulação e análise dos questionários, obteve-se: o principal fornecedor de mamão para o varejo foi a Ceasa-DF; a presença de danos físicos foi o principal aspecto observado pelos responsáveis pela compra; os frutos são expostos em prateleiras sem refrigeração, e o responsável pelo prejuízo ocasionado pelas perdas foi o próprio estabelecimento varejista. Os estabelecimentos varejistas diferenciaram-se em alguns tópicos, tais como: responsável pela compra, existência de contrato; forma de exposição dos frutos;...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Comercialização; Mamão; Varejo; Consumidor; Qualidade.
Ano: 2003 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452003000100025
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Perfil dos compradores de tomate de mesa em supermercados da região de Campinas Horticultura Brasileira
Andreuccetti,Caroline; Ferreira,Marcos David; Tavares,Marcelo.
O acesso a informações e às mudanças tecnológicas fizeram com que consumidores se tornassem cada vez mais exigentes e preocupados com a saúde. Assim, procurou-se estabelecer o comportamento de compra dos consumidores de tomate de mesa (Lycopersicon esculentum Mill.) em supermercados de Campinas (SP), e a partir das respostas aos questionários traçou-se seu perfil destacando suas preferências, costumes, reclamações e exigências. Identificou-se que é a mulher que realiza as compras para casa, com preferência pelo consumo do tomate na forma "in natura". Encontrou-se insatisfação de 95,6% dos entrevistados quanto à qualidade do tomate, sendo a presença de danos físicos a maior reclamação. Assim, a qualidade do tomate que estava sendo apresentado nas gôndolas...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Lycopersicon esculentum Mill.; Danos físicos; Padrões de qualidade; Custo do tomate; Consumo in natura; Consumidor.
Ano: 2005 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362005000100031
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Perfil dos consumidores de hortaliças minimamente processadas de Belo Horizonte Horticultura Brasileira
Perez,Ronaldo; Ramos,Afonso Mota; Binoti,Mirella Lima; Sousa,Paulo Henrique Machado de; Machado,Gisela de Magalhães; Cruz,Iara Borges.
O consumidor vem apresentando cada vez maior consciência na escolha de sua alimentação, porém com menor tempo disponível para preparar refeições saudáveis. Diante disso, o mercado de hortaliças minimamente processadas tem aumentado rapidamente, proporcionando o surgimento de produtos convenientes, ou seja, produtos frescos que podem ser preparados e consumidos em pouco tempo. Assim, neste trabalho estudou-se o comportamento de compra e o perfil dos consumidores de hortaliças minimamente processadas em supermercados de Belo Horizonte. Foram aplicados questionários aos consumidores de cinco estabelecimentos que vendiam hortaliças minimamente processadas (HMP) e os entrevistados foram escolhidos aleatoriamente no momento das compras, durante o mês de novembro...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Processamento mínimo; Consumidor; Pesquisa de mercado.
Ano: 2008 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362008000400004
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Perfil dos consumidores de produtos orgânicos no Distrito Federal. Infoteca-e
VILELA, N. J.; RESENDE, F. V. de; GUIDUCCI FILHO, E.; SAMINÊS, T. C.; VALLE, J. C. V.; JUNQUEIRA, L. P..
bitstream/item/103085/1/cot-40.pdf
Tipo: Comunicado Técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Produto orgânico; Cultivo orgânico; Análise socio econômico; Distrito Federal; Brasil.; Consumidor; Fruta; Hortaliça..
Ano: 2006 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/779839
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POLPA congelada de frutas: cuidados, higiene e oportunidades: programa 13: Nordeste/Vale do Jequitinhonha. Infoteca-e
As polpas congeladas de frutas são saudáveis, práticas e atendem o gosto do consumidor. Este é um negócio promissor que vem ganhando espaço tanto no mercado interno, quanto externo. A produção envolve cuidados, higiene e oportunidades. Etapa por etapa, a pesquisadora Maria Fernanda Durigan, da Embrapa Roraima, dá orientações sobre como garantir a qualidade das polpas congeladas, condição essencial para que se possa competir nesse mercado.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Mercado externo; Polpa; Fruta; Consumidor; Mercado nacional.
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1043444
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POLPA congelada de frutas: cuidados, higiene e oportunidades: programa 13: Norte. Infoteca-e
As polpas congeladas de frutas são saudáveis, práticas e atendem o gosto do consumidor. Este é um negócio promissor que vem ganhando espaço tanto no mercado interno, quanto externo. A produção envolve cuidados, higiene e oportunidades. Etapa por etapa, a pesquisadora Maria Fernanda Durigan, da Embrapa Roraima, dá orientações sobre como garantir a qualidade das polpas congeladas, condição essencial para que se possa competir nesse mercado.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Mercado externo; Polpa; Fruta; Consumidor; Mercado nacional.
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1043449
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POTENCIAL nutritivo da casca do pinhão: programa 12: Sul. Infoteca-e
O Prosa Rural desta semana fala sobre o potencial nutritivo da casca do pinhão, que é a semente da araucária. A pesquisadora Cristiane Helm detalha os benefícios para a saúde humana, contidos nessa casca. Além de ensinar como preparar alimentos - arroz e macarrão, entre outros, com a água do cozimento do pinhão, ela explica que a riqueza nutricional da casca do pinhão o torna um importante alimento funcional, sem glúten, que tem tudo para propiciar ganhos ao produtor e ao consumidor.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Alimento funcional; Pinhão; Araucária; Consumidor; Casca; Glúten; Nutrição Humana; Produtor..
Ano: 2020 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1121514
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PROCESSAMENTO do açaí: Programa 23: Norte. Infoteca-e
A pesquisadora da Embrapa Amapá, Valéria Bezerra, diz que a utilização das BPF no processamento do açaí nestas unidades regionais contribui para garantir a saúde do consumidor, sobretudo na prevenção de diversas doenças que podem ser transmitidas por água não tratada, como a cólera, hepatite, giardíase e amebíase. ?As regras das Boas Práticas de Fabricação servem tanto para as indústrias de polpa de açaí, como os batedores de açaí, pois também são considerados pequenas unidades de industrialização ou fabricação de alimentos?, explica a pesquisadora. O objetivo das regras das Boas Práticas de Fabricação é auxiliar as pessoas que trabalham com o processamento de alimentos, para que possam eliminar quase na totalidade os riscos de contaminação do alimento que...
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Boas práticas de fabricação; Tecnologia de alimento; Açaí; Preservação de alimento; Consumidor; Processamento.
Ano: 2008 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1015857
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PRODUÇÃO do óleo de andiroba com mais qualidade e rendimento: programa 19; Norte. Infoteca-e
O óleo de andiroba é um óleo medicinal, muito conhecido e utilizado pela população do Norte do País, é proveniente das sementes da andirobeira – árvore nativa dos Estados do Pará, Amazonas, Maranhão e Roraima, que chega a alcançar até trinta metros de altura. A Embrapa desenvolveu três procedimentos, muito simples, para aumentar a qualidade e o rendimento do óleo de andiroba. Esses procedimentos vão ajudar as mulheres agricultoras e ribeirinhas - que se ocupam da extração do óleo - a melhorar o produto de seu trabalho. Com um produto de qualidade superior a ser oferecido no mercado, a renda das produtoras, naturalmente, vai aumentar. Ganha o produtor, e ganha o consumidor do óleo de andiroba, cujas propriedades anti-inflamatórias, entre outras, são...
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Óleo medicinal; Árvore nativa; Andiroba; Óleo; Semente; Produtor; Consumidor.
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1016742
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PRODUÇÃO orgânica de hortaliças em ambiente protegido na Amazônia: programa 26: Norte. Infoteca-e
A produção orgânica de hortaliças está presente em ambiente protegido na Amazônia. O pesquisador Jeferson Macêdo, da Embrapa Amazônia Ocidental, fala como esta tecnologia sustentável está transformando a realidade do município de Parintins, no estado do Amazonas. Há casos de sucesso em que produtores aumentaram a renda familiar, a partir do cultivo de orgânicos, que atende a um mercado que só faz crescer, pois o consumidor de hoje busca, cada vez mais, alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e fertilizantes químicos.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Fertilizante químico; Produção orgânica; Hortaliça; Agrotóxico; Renda familiar; Consumidor; Tecnologia.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1073304
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